fbpx
Dente queiro Aracaju e Lagarto

Dente do siso (dente queiro)

Os terceiros molares, dentes do siso ou dente queiro são os últimos dentes que aparecem na sua boca. Eles nascem entre os 17 e 25 anos, uma época da vida conhecida como a “idade do juízo“. Nove em cada dez pessoas têm pelo menos um dente do siso.

Quando não é preciso remover os dentes do siso ou dente queiro?

Os dentes do siso ou dente queiro não precisam ser extraídos quando:

  • nascem completamente;
  • são funcionais;
  • não doem; e
  • são livres de cáries ou doenças da gengiva.

No entanto, dentes do siso mantidos na boca exigem limpeza profissional regular, check-ups anuais e radiografias periódicas para monitorar possíveis alterações.

 

Quando é preciso remover os dentes do siso ou dente queiro?

Quando um dente não nasce completamente, ele é considerado “incluso” ou impactado”. Normalmente, o dente é incapaz de romper a gengiva por falta de espaço ou por estar mal-posicionado.bolinha 2

Um dente queiro incluso ou impactado pode danificar dentes vizinhos ou causar uma infecção. A área em que o dente está normalmente é difícil de limpar, facilitando a ação de bactérias que levam à doença das gengivas. Em alguns casos, um cisto ou tumor pode se formar em torno do dente impactado, causando problemas mais sérios e de difícil tratamento.

Geralmente, os dentes do siso devem ser removidos cirurgicamente quando há:

  • Infecções e/ou problemas da gengiva;
  • Cáries que não podem ser restaurados;
  • Cistos, tumores ou outras patologias; e
  • Dano aos dentes vizinhos.

Existem vários vídeos na internet sobre a cirurgia dos terceiros molares ou dentes do siso. Alguns são bastante agressivos porque são destinados a profissionais, não para pacientes. Recomendamos este vídeo, que explica aspectos da cirurgia de forma suave e ilustrativa.

Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco! Resolva suas dúvidas a respeito das cirurgias para o manejo dos terceiros molares por e-mail, por telefone ou agendando uma consulta.

As informações fornecidas aqui não substituem aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico-odontológico feito por profissional habilitado. Nossa intenção é ajudá-lo a se comunicar de forma mais eficaz quando você buscar os conselhos de seu dentista ou cirurgião BMF.