fbpx
síndrome da apneia obstrutiva do sono

Apneia obstrutiva do sono

figure 3

A síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) é uma condição séria que pode até mesmo levar à morte. Quando não diagnosticada, a SAOS pode provocar ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC), arritmias, pressão alta e diminuição da libido. Além disso, a SAOS provoca sonolência diurna excessiva, podendo resultar em acidentes, perda de produtividade e problemas de relacionamento interpessoal.

Estudos epidemiológicos mostram que a SAOS acomete 4% dos homens e 2% das mulheres em uma população geral, e é provável que afete também crianças numa ordem de 2% a 3%.  No entanto, as pessoas que sofrem da síndrome podem não ser conscientes do problema. Se alguém próximo a você está preocupado com seus roncos altos e tem notado que muitas vezes você acorda de repente com falta de ar, você deve consultar o seu cirurgião buco-maxilo-facial (BMF).
O que é essa tal apneia?
Durante o sono, as vias aéreas superiores podem ser obstruídas. Fatores que podem provocar ou agravar a obstrução incluem:
  • excessos de tecido mole (gordura);
  • amígdalas muito grandes;
  • língua grande;
  • musculatura flácida;
  • passagens nasais estreitas; e
  • mandíbula “para trás” (retrognatismo).

A cessação da respiração (apneia) provocada por esses fatores inicia impulsos no cérebro que acordam a pessoa frequentemente. A apneia do sono é geralmente definida como a presença de mais de 30 pequenas paradas respiratórias ao longo de sete horas de sono. Em casos graves, os períodos de parada respiratória podem durar entre 60 a 90 segundos e podem repetir-se até 500 vezes por noite.

Veja o infográfico abaixo, publicado originalmente no site g1.com.br:
infográfico apneia
Tratamentos
Dependendo da gravidade da SAOS (leve, moderada ou grave), o seu cirurgião BMF poderá propor tratamentos diferentes. Eles podem envolver:
  • a modificação de comportamento;
  • o uso de dispositivos orais de posicionamento mandibular;
  • o uso de dispositivos de pressão de ar positiva (C-PAP); e
  • tratamentos cirúrgicos.

A cirurgia pode ser uma boa alternativa para alguns pacientes, mas é importante ter em mente que nenhum procedimento cirúrgico é garantia absoluta de sucesso. Um cirurgião BMF tem a experiência, a formação e as habilidades necessárias para executar os seguintes procedimentos cirúrgicos:

  • Avanço do músculo genioglosso

Este procedimento traciona a língua anteriormente, reduzindo o grau de deslocamento da língua em direção à garganta

  • Avanço maxilo-mandibular

Nada mais é que uma cirurgia ortognática. Os maxilares são movidos para a frente juntamente com os tecidos moles da língua e do céu da boca. Para alguns pacientes, o avanço maxilo-mandibular é a única técnica capaz de promover uma melhora do quadro de apneia.

Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco! Resolva suas dúvidas a respeito das cirurgias para tratamento da SAOS por e-mail, por telefone ou agendando uma consulta.

As informações fornecidas aqui não substituem aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico-odontológico feito por profissional habilitado. Nossa intenção é ajudá-lo a se comunicar de forma mais eficaz quando você buscar os conselhos de seu dentista ou cirurgião BMF.