Exodontias (extração dentária)
As exodontias ou extrações dentárias são o exemplo mais comum de cirurgia oral menor. Você pode vir a ter um dente extraído por uma série de razões – cáries, lesões ou ainda como parte do seu tratamento ortodôntico. Seja qual for a razão, você provavelmente será encaminhado para um cirurgião buco-maxilo-facial (BMF), que irá remover o dente no consultório usando um anestésico apropriado para o procedimento.
Apicectomia
Enquanto a maioria dos tratamentos de canal são bem sucedidos, algumas vezes esse tipo de tratamento por si só não é suficiente. Se a infecção do canal se espalha além da raiz do dente e para o osso adjacente, seu dentista poderá encaminhá-lo para um cirurgião BMF para uma apicectomia. Durante uma apicectomia, o cirurgião retira a porção de raiz infectada a fim de limpar a infecção do osso e, em seguida, sela a raiz para prevenir infecções futuras.
Exposição cirúrgica de dentes inclusos como parte do tratamento ortodôntico
Não é incomum para outros dentes, além dos dentes do siso, estarem inclusos ou impedidos de nascer. Felizmente, seu ortodontista e seu cirurgião BMF podem trabalhar conjuntamente para trazer o dente impactado e a gengiva para sua posição correta no arco – o que lhe proporcionará um sorriso saudável e bonito.
Frenectomia (cirurgia do freio)
Os freios são pequenas dobras de tecido localizados embaixo da língua, por dentro do lábio superior ou do lábio inferior, ou ligando as bochecha às gengivas.
A cirurgia do freio é um procedimento simples realizado no consultório do cirurgião BMF para “soltar” o freio e ampliar os movimentos dos lábios e da língua.
Hemissecção dental e amputação radicular
Se, mesmo depois de um tratamento de canal, uma ou mais raízes de um dente continuar infectada e houver perda óssea significativa ao redor da raiz contaminada, seu dentista poderá encaminhá-lo para um cirurgião BMF para uma hemissecção dental ou uma amputação radicular. Durante uma hemissecção, o cirurgião remove a metade do dente, deixando um dente residual com apenas uma raiz. O termo amputação radicular refere-se à remoção cirúrgica de uma só raiz de um dente com várias raízes.
Outros tipo de cirurgia oral
Enxertos de tecido mole
A enxertia de tecidos moles podem ser uma cirurgia oral importante para a manutenção da saúde bucal. Os enxertos são usados para acrescentar mais tecido numa determinada área da boca e podem ser utilizados para:
- Prevenir recessão gengival;
- Cubrir uma raiz exposta;
- Diminuir a sensibilidade na área afetada;
- Melhorar a aparência do dente ou implante.
Dispositivos temporários de ancoragem (DTAs) ou mini-implantes
Os dispositivos temporários de ancoragem (DTAs) são usados ocasionalmente para acelerar o seu tratamento ortodôntico. Os DTAs são pequenos parafusos ou miniplacas de titânio usados pelos ortodontistas para ajudar a reposicionar os dentes, e são geralmente colocados pelo cirurgião BMF no consultório. É uma cirurgia oral bastante simples e rápida quando realizada por um cirurgião experiente. Quando os DTAs não são mais necessários, eles são removidos e o local geralmente cicatriza em poucos dias. Veja exemplos da utilização de mini-implantes neste vídeo.
Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco e resolver suas dúvidas a respeito das cirurgias descritas acima por e-mail, por telefone ou agendando uma consulta.
[contact-form to=’[email protected]’ subject=’Mensagem do site’][contact-field label=’Seu nome’ type=’name’ required=’1’/][contact-field label=’Seu e-mail’ type=’email’ required=’1’/][contact-field label=’Assunto’ type=’select’ required=’1′ options=’Marcação de consulta,Dúvida,Crítica ou sugestão,Outro’/][contact-field label=’Escreva aqui!’ type=’textarea’ required=’1’/][/contact-form]
As informações fornecidas aqui não substituem aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico-odontológico feito por profissional habilitado. Nossa intenção é ajudá-lo a se comunicar de forma mais eficaz quando você buscar os conselhos de seu dentista ou cirurgião BMF.