Seu cirurgião buco-maxilo-facial (BMF) é treinado para diagnosticar correta e precocemente o câncer bucal e está legalmente habilitado para tratar cirurgicamente os tumores benignos da boca.
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que cerca de 15.000 brasileiros serão diagnosticados com câncer de boca este ano. A mortalidade do câncer bucal é particularmente elevada não porque sua detecção ou diagnóstico são difíceis, mas porque o câncer é frequentemente descoberto quando já está em estágios avançados. Seu dentista ou cirurgião BMF estão na melhor posição para detectar qualquer sinal de alteração durante seus exames odontológicos de rotina.
Realizar o auto–exame semestral
Todos devem realizar um auto-exame bucal a cada 6 meses, especialmente homens com mais de 40 anos que fumam e abusam de bebidas alcoólicas. O auto–exame bucal é realizada diante de um espelho, com boa iluminação e seguindo os passos abaixo:
- Se usar dentaduras ou outros dispositivos bucais, remova-os antes do exame;
- Olhe e sinta com os dedos a parte de dentro dos lábios e a gengiva na frente dos dentes;
- Incline a cabeça para trás para inspecionar e sentir o céu da boca;
- Puxe as bochechas para ver as partes internas e as gengivas por trás dos dentes;
- Puxe sua língua e olhe toda a sua superfície;
- Busque por caroços ou nódulos linfáticos (ínguas) nos dois lados do pescoço, inclusive embaixo da mandíbula;
Alunos do curso de Odontologia da UNIT, aqui de Sergipe, fizeram um vídeo bastante interessante sobre o auto-exame e que pode ser visto aqui.
Ao realizar uma auto-exame, procure pelos seguintes sinais e sintomas:
Manchas brancas – leucoplasias
Manchas vermelhas – eritroplasias
Manchas vermelhas e brancas – eritroleucoplasias
Feridas que não cicatrizam e sangram facilmente
Aumentos anormais ou endurecimento dos tecidos da boca
Dor de garganta crônica ou rouquidão
Dificuldade em mastigar ou engolir
Massas ou nódulos no pescoço
Sua boca é um dos mais importantes sistemas de alerta do seu corpo. Não ignore caroços suspeitos ou feridas que não cicatrizam. Se você descobrir alguma coisa, entre em contato conosco por e-mail ou marque uma consulta. O tratamento precoce do câncer de boca pode muito bem ser a chave para uma recuperação completa.
[contact-form to=’[email protected]’ subject=’Mensagem do site’][contact-field label=’Seu nome’ type=’name’ required=’1’/][contact-field label=’Seu e-mail’ type=’email’ required=’1’/][contact-field label=’Assunto’ type=’select’ required=’1′ options=’Marcação de consulta,Dúvida,Crítica ou sugestão,Outro’/][contact-field label=’Escreva aqui!’ type=’textarea’ required=’1’/][/contact-form]
As informações fornecidas aqui não substituem aconselhamento, diagnóstico ou tratamento médico-odontológico feito por profissional habilitado. Nossa intenção é ajudá-lo a se comunicar de forma mais eficaz quando você buscar os conselhos de seu dentista ou cirurgião BMF.